2018-2020
O período de 2018 a 2020 teve início seguindo a diretriz de Transformação da ASES. Assim, foi dada prioridade aos seguintes projetos:
Regularização Fundiária – Atuação com o SinLazer junto à Câmara dos deputados e governo distrital visando a regularização da situação fundiária dos clubes, incluindo a ASES. Esse esforço resultou na assinatura da Lei 6.248/2018 em 26/12/2018 que permite a regularização da ocupação da área pública ocupada pela ASES;
Levantamento dos dados referentes à aquisição dos lotes 1-A e 1-C, desmistificando a crença de que esses lotes teriam sido adquiridos pelos sócios proprietários;
Elaboração de proposta de novo estatuto corrigindo distorções introduzidas na versão vigente em função de pareceres equivocados recebidos em 2012;
Aproximação da direção da ASES com os gestores do Píer 21. Essa ação resultou na melhoria das relações com aquele parceiro e recebimento de informações financeiras daquele empreendimento.
Todavia, no início de 2020, as nações de depararam com um problema de amplitude mundial que levou à decretação de calamidade pública e de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia decorrente do coronavírus (COVID 19). Em decorrência, o Governo Federal e os Governos estaduais decretaram uma série de medidas visando minimizar a taxa de contaminação. Dentre elas, o isolamento social e o fechamento de estabelecimentos, inclusive clubes como a ASES. O abrandamento das medidas só veio a ocorrer ao final de 2020.
Considerando o fechamento do clube, a direção adotou uma série de ações como:
Suspensão de contratos de prestação de serviços;
Revisão de contratos de receita e despesa ajustando-os à nova realidade;
Suspensão de contratos de RH, cadastrando os funcionários em programas de governo;
Criação de escala de trabalho com poucos empregados respeitando as recomendações sanitárias, para manter serviços imprescindíveis.
Essas ações permitiram encerrar 2020 sem que nenhum empregado tenha sido contaminado com gravidade.
No período de 2018 a 2020, o presidente Ablleython liderou a ASES em um período de significativas melhorias administrativas, estruturais, e financeiras, além de grandes avanços na área de eventos e ações sociais. As principais ações e resultados incluem:
Regularização Fundiária: O clube iniciou o processo de regularização das áreas ocupadas;
Profissionalização: A ASES contou com o apoio técnico de vários associados que se juntaram à administração para produzir trabalhos técnicos como: a regularização fundiária, elaboração do estatuto, a revisão de contratos etc.;
Melhoria das instalações: modernização da segurança com a instalação de câmeras de monitoramento, reformas nas churrasqueiras e melhorias em diversas áreas, como o Bar/Lanchonete, o salão de festas e a administração;
Investimentos em eficiência energética: efetuada a troca de lâmpadas convencionais por LEDs;
Promoção de Eventos Sociais: Além dos eventos tradicionais como a Matinê de Carnaval, o Jantar do Dia das Mães / Dia dos Pais e a Festa Junina, a ASES promoveu mais de 20 shows no espaço Orla e no Lote 1-C.
Ação Social: em 2018 e 2019 a ASES recebeu mais de 2.000 crianças de escolas públicas para atividades recreativas, além de promover eventos de arrecadação de alimentos e livros para caridade.
Desempenho Financeiro:
Gestão Financeira: No início do período a economia começou a apresentar sinais de melhoria, todavia, em 2020, a COVID 19 acarretou grandes impactos em função da paralização das atividades. Mesmo assim, a saúde financeira do clube foi mantida com gestão permanente nos processos de receita e despesa que acarretou o aumento de mais de R$ 800 mil no caixa da associação.