Ex-Presidente

Sebastião Avenaldo Muniz

1984-1985

  Tião foi um dos responsáveis pela fusão da Associação Atlética do SERPRO de Brasília – AASB e a Associação dos Empregados da Sede do SERPRO – AESES. A fusão aconteceu em 5/6/1984, quando foi eleita a 1ª diretoria que foi presidida pelo Tião.

  Seus desafios foram unir os empregados do SERPRO em uma só entidade, agregar força e obter maior representatividade junto ao SERPRO, captar novos associados oriundos das antigas associações e de funcionários da antiga Sede do SERPRO no Rio de Janeiro.

  Ele lembra que a ASES funcionava em uma pequena sala na 1ª Uro, não havia a menor estrutura, não havia sistemas informatizados de gestão de convênios, para descontos em folha de pagamento, sendo todo o serviço feito manualmente. Eram dias de dificuldades, poucos serviços ainda eram oferecidos.

  Tião considera que sua passagem pela ASES foi de muita alegria e amor pelas realizações. Alegria que pode ser exemplificada pelas várias atividades da época: os campeonatos de futebol eram muito concorridos; as festas juninas no campo de futebol da Sede eram famosas em Brasília e chegavam a reunir um público superior a cinco mil pessoas.

  Era uma época em que a participação dos empregados do SERPRO e da própria diretoria nas iniciativas da ASES era expressiva. Os Festivais Nacionais da Canção realizados por três anos consecutivos, reuniam empregados do SERPRO de todos os cantos do Brasil. A ASES promovia as Festas de Natal dos empregados do SERPRO que eram um sucesso. A Festa do Dia das Crianças da ASES faz história desde aquela época.

  Mas a grande realização da sua gestão foi a aquisição em abril de 1985, diretamente da Terracap, do atual terreno do Clube, com área de mais de 60 mil m2, divididos em dois lotes, em localização privilegiada, no centro de clubes de Brasília. A participação do SERPRO foi decisiva para a compra do terreno e contou com o empenho do então presidente da empresa, José Dion de Melo Telles e sua diretoria, Erval Depieri, Milton Rodrigues, Luiz Brasil, João Rizzo, Darci Kloss, José Carlos De Luca e Carlos Messias Barbosa.

  Tião guarda como lembrança a boa convivência com as pessoas que marcaram e contribuíram para o crescimento da ASES: Antônio Paiva Neto, Nelson Mori, Lucia Márcia Kruppel, Aracymir, Ilvanor de Araujo (Maguinho), Gilberto Nunes, Maria Leonília Holanda, Nabuco Barcellos, Danilo Santos Maia, João Carlos Lopes, Manoel Martins, Bené, Mário César de Carvalho, Sérgio Paternez, Marcelo Mota, Vanderlan, Eli Mota, Edson Depieri, Zé Newton, Roberval Catulo, Bruno Wolff. Da ASES, recorda-se com gratidão dos funcionários liderados por sua gerente Heloísa Sebusiani.

 

Realizações

 

  • Criação da ASES a partir da fusão da AESES e AASB
  • Aquisição dos dois terrenos da ASES em abr/1985 com apoio do SERPRO
  • Lançamento da Pedra Fundamental da Sede da ASES – Ago/1986